domingo, 1 de março de 2009

O que é Eletricidade Estática ?

Qual a finalidade das correntes de ferro pendurada embaixo dos caminhões que transportam combustíveis, de modo que uma extremidade toca no chão?
Estando o caminhão tanque em movimento, ele está constantemente colidindo com as moléculas presentes do ar e também atritando o combustível transportado com o tanque. Essas colisões, o atrito, são capazes de desequilibrar os átomos das partes metálicas do caminhão, deixando-o eletricamente carregado. A finalidade da corrente é fazer com que escapem para a terra as cargas elétricas que se acumulam devido o atrito, estando o caminhão parado ou em movimento.
Ao estacionar o caminhão, ele ainda poderá esta com falta ou excesso de elétrons. Para minimizar o risco de acidentes, torna-se obrigatório aterrar o caminhão, pois ao aproximar a mangueira do bocal do tanque para esvaziamento do combustível, poderá formar-se uma faísca devido à eletricidade estática acumulada, com potencial para inflamar os gases combustíveis, causando um incêndio ou uma bela explosão!!!
Observe que nos aeroportos, os reabastecimentos dos aviões utilizam os mesmos procedimentos de aterrar as partes metálicas.

Nenhum comentário: