domingo, 8 de março de 2009

O que é a Supercondutividade?

Foi descoberta em 1911 pelo físico holandês Kamerlingh Onnes, onde se verificou que algumas substâncias, a temperatura muito baixas (próxima de zero absoluto = -273,15 °C), apresentam resistência elétrica praticamente nula. Esse fenômeno recebeu o nome de supercondutividade e, quando o material se encontra nesse estado, ele é denominado supercondutor.
Imagine que, se uma corrente elétrica for estabelecida em uma espira feita de material supercondutor, está corrente permanecerá indefinidamente, mesmo que a fonte de tensão que a estabeleceu seja retirada do circuito.
Os materiais supercondutores poderão desempenhar, no futuro, um papel importantíssimo na transmissão de energia elétrica. É um fato conhecido que, na distribuição da eletricidade há uma perda considerável pelo efeito Joule (aquecimento) em virtude das resistências dos condutores.
Considerando a possibilidade de se construir condutores com esses materiais supercondutores, teríamos toda energia gerada na usina elétrica totalmente utilizada pelos consumidores. Entretanto, na atualidade, é praticamente impossível construir as redes de distribuição - RD e as linhas de transmissão – LT, pois seriam necessários manterem os cabos a uma temperatura próxima de zero absoluta, o que é tecnicamente impossível.
Quando o desenvolvimento tecnológico encontrar uma solução para este problema, a energia que é atualmente dissipada nos cabos transmissores poderá ser totalmente aproveitada e devido a isto, teremos uma economia igual à construção de várias usinas geradoras de energia elétrica. O meio ambiente agradece!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO EXPLICATIVO , E DE FÁCIL COMPRÊENÇÃO GOSTEI MUITO"Neimar Luis"

Anônimo disse...

Muito bem explicado, entendi de prima.