domingo, 15 de agosto de 2010

Disjuntor Termomagnético


O disjuntor termomagnético é um daqueles dispositivos que todos temos no quadro elétrico situado à entrada de energia elétrica de nossas casas. A sua função é proteger os circuitos no interior destas. Cada um dos disjuntores é responsável por proteger uma parte da nossa instalação elétrica (iluminação, tomadas, máquina de lavar roupa, etc.).

Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga, disparando quando se verifica uma destas situações e prevenindo assim danos na instalação que podem levar até ao incêndio.
Este tipo disjuntor possui três funções:
1. Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito);
2. Proteção contra curto-circuito que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido;
3. Proteção contra sobrecarga que provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor.

Curiosidade

Antigamente os circuitos eram protegidos por fusíveis, que foram substituídos pelos disjuntores, pois estes são mais seguros. Os fios que constituíam os fusíveis eram muitas vezes substituídos por fios de maior secção, “conhecidos como gambiarras”, para, assim, não dispararem, o que constitui uma situação de perigo para as instalações elétricas.

3 comentários:

Maykon Gervasoni disse...

Caro professor...
Venho por meio deste lhe parabenizar pelo trabalho no blog, já que, pretendo usar vossos conhecimentos no trabalho de conclusão de curso em técnico em eletrotécnica. Contudo, não há problemas no uso de vosso trabalho em meu relatório? Meu trabalho se baseia na proteção elétrica residencial, no qual irei palar sobre disjuntor termomagnético, DR, IDR, mas o foco será o DR. O senhor poderia me ajudar e me fornecer alguns nomes de livros ou algo que possa me ajudar neste "TCC"? Grato

joao disse...

boa tarde
sr professor eu tenho uma pequena duvida eu estou a procura de uma "peça" eletrica que me faça o seguinte: imagine tenho dois cabos elctricos um é o principal o outro é o secundario e que quando o principal fique sem corrente o segundo automaticamente se desligue.
eu sei que se pode fazer isso mas com o quê é q nao sei
agradecia uma resposta e muito obrigado

Anônimo disse...

Prezados Srs
Engenheiros da Lorenzetti, apesar de minha idade ser 58 anos, sou filho de um professor da Escola politécnica e da Mauá, o falecido Wagner Waneck Martins, na época da decada de 80 foi procurar o falecido dono Lorenzo Lorenzetti, oferecendo-lhe duas coisas no qual uma estava interessada. A primeira seria uma versão de um aquecedor que não precisava de pressão para o seu funcionamento, utilizando um relé (ou comutador) para que bastasse a água passando funcionava a resistência e o segundo era um relé (ou comutador) que quando em milisegundos, encontrava um sequer curto circuito, hoje os super disjuntores são levam mais tempo que este que fora mostrado pelo mau pai e foi mostrado pelos ex-alunos este disjuntor que era um super disjuntor com as mesmas características do comutador. Se quizerem fazer contato comigo, esta nesta mensagem o meu telefone e e-mail. Até o próximo contato.