domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como funciona a chave fusível utilizadas nas redes de distribuição de energia elétrica.

A chave fusível, também conhecida popularmente como corta-circuito, é um equipamento cuja função é proteger as redes de distribuição primárias contra sobrecorrentes originadas por sobrecargas, curto-circuitos, dentre outros. Sendo freqüentemente utilizada nas redes aéreas de distribuição urbana e rural, bem como em pequenas subestações sejam elas do consumidor ou da concessionária de energia elétrica.

Como o próprio nome indica, um elemento fusível integra o equipamento e é o principal responsável pelas características básicas do seu princípio de funcionamento. Entretanto, a chave fusível poderá ser solicitada a operar em condições de defeito, neste caso é essencial que o equipamento opere rapidamente e que sua capacidade de interrupção de corrente de defeito seja compatível com o sistema onde está instalado.

Por outro lado, as chaves fusíveis não possuem mecanismos de extinção do arco elétrico e estas não devem ser operadas em carga. Quando necessário operar com carga, utiliza-se uma ferramenta acessória conhecida como desconectador sob carga (loadbuster).

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria usar as informações no meu trabalho, mas preciso das referências bibliográficas. Tem como montar elas pra mim?

Tipo assim: CIDE, Professor, Nome do Texto. Disponível em: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=362163210972862002&postID=5036682421516862361&bpli=1. Acesso em 30 jun, 16

Anônimo disse...

Porque nas áreas urbanas , normalmente a chave fusível fica desarmada ? 🤔