domingo, 2 de setembro de 2012

Como funciona a chave teste de néon


 Trata-se de uma lâmpada que tem a característica de acender quando um dos seus terminais é posto em contato com um elemento energizado e outro é posto em contato com o “terra”. Normalmente, é apresentada sob a forma de uma caneta ou chave de fenda, onde um dos terminais é a ponta da caneta (ou da chave) e o outro faz o “terra” através do próprio corpo da pessoa.
A chave-teste é fabricada com uma lâmpada que possui uma resistência interna de alto valor. Quando você encosta a ponta da chave em um terminal energizado, e na outra extremidade metálica da chave (parte “terra”) o dedo da sua mão, estabelece uma corrente elétrica circulante não suficiente para produzir a sensação de choque nas pessoas.
A vantagem deste instrumento é o fato de indicar, de maneira simples, a presença da energia elétrica no local pesquisado: a lâmpada acende quando a ponta do aparelho encosta no fio Fase energizado. Quando se encosta ao fio Neutro, não acende.
Existem alguns tipos de aparelhos com lâmpada de neon, com os mesmos princípios de funcionamento, que possibilitam identificar também, além do fio Fase e o fio Neutro, o valor aproximado da tensão, se é 127 V, 220 V ou 380 Volts.
 
É importante ressaltar que o seu uso é restrito a circuitos de baixa tensão, como nas instalações elétricas residenciais e que não devemos utilizar a lâmpada de néon sem o invólucro, pois ela poderá estourar e provocar acidente.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse teste é regulamentado?